Pesquise aqui.

segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Amizade.. E outras coisas..



Acredito que sentimentos verdadeiros não acabam, eles mudam. Transmutam. O amor vira respeito, o carinho vira admiração, a amizade vira simples afinidade, ou comodidade, ou lembrança.

Por muito tempo acreditei que um sentimento só poderia ser verdadeiro se fosse eterno. Mas como garantir o eterno no agora? Aprendi que o “pra sempre” só serve pro agora.

Aprendi que as pessoas se perdem com o tempo. As pessoas crescem, algumas te esquecem, outras permanecem. Algumas você esquece. Outras você jamais vai esquecer, mas desaprende a conviver.

Sempre tive a mania idiota de querer ter por perto todo mundo que um dia eu já chamei de amigo. Muitas vezes me esforcei pra manter alguns por perto, até perceber que isso deve ser algo natural. Ter um amigo por perto é algo que não exige esforço de nenhuma parte. Acho até que é um lance de energia, uma coisa inexplicável. Uma mistura de afinidade, confiança, liberdade, tranqüilidade, felicidade. Meus melhores amigos sempre foram pessoas com quem posso falar sobre tudo, desde brigas em famílias, relacionamentos, e problemas no Colégio. Pessoas com quem posso cantar desafinada, falar palavrão e contar besteiras em uma ligação às 4h da manhã. Posso até xingar sua mãe e rir disso. Com todo respeito.

Aprendi que os sentimentos mudam, mas fico confusa. Quando uma amizade se resume a e-mails esporádicos eu fico em dúvida se também posso chamar o site de compras Submarino de “melhor amigo”.

Evito guardar mágoas, mas confesso que lamento por algumas amizades. Amigos(as) que ontem eram os(as) melhores e hoje nem nos cumprimentam. Alguns esquecem de “fazer questão”, outros(as) esquecem quem são. E eu também esqueço. Não reconheço.
Há quem explique que as pessoas se afastam porque com o tempo seguem seu caminho, sua vida, seu coração. Há quem diga que só se tem amigos(as) enquanto se tem algo a ofertar. Há quem diga que tem gente que não consegue conciliar muitas coisas juntas. Ou trabalha. Ou estuda. Ou namora. Ou tem amigos. Trabalhar, estudar, namorar e ter amigos não dá. Há quem prove que quem quer, consegue. Há quem me prove que os sentimentos não mudam. Há quem ainda me faz acreditar em eternidade.
Em amizade aprendi que o indispensável de onde pode ser totalmente dispensável hoje e, ainda assim, indispensável ontem.

Evidentemente que o amanhã tem respostas para tudo e para todos dando mérito ou demérito a quem age com ingratidão e covardia. Ninguém planta maçã pra colher abacaxi.

Victória Rangel

Um comentário:

  1. Ei beby's te amo muito.E tenho certeza que valeu apena cada momento que zuamos, brincamos e lesamos juntas.Acho que, assim como nossas feridas tem origem em nossos relacionamentos, o mesmo acontece com as curas, e sei que quem esta de fora não percebe essa bênção.As vezes so pq uma pessoa não nós ama da maneira que desejamos ou esperamos.. isso não significa que ela não nós ame.E o submarino nunca sera seu melhor amigo,pq mesmo que por e-mails ele nunca vai te entender e principalmente,ele nunca vai te amar. -não ser que vc seja uma submarina. u.u'
    Amizade não é um circulo de expectativas, pq se não vão ser vc e sua expectativa e naum mais vc e seu amigo. Na amizade, há uma prontidão em que um amigo te ajuda da melhor maneira que pode.
    Que bom que vc voltou a postar tava com saudades. =**

    ResponderExcluir