Pesquise aqui.

sexta-feira, 2 de março de 2012

Porque estudar história? Para que serve a história?

 
  Imagine, se não soubéssemos o que sabemos hoje sobre nossos antepassados, se todas as fontes de conhecimento do passado fossem destruídas antes que tivéssemos acesso a elas, imagine um dia perceber que não sabemos de onde surgimos, como originou a espécie humana, ou como se deu esse processo de "amadurecimento" da humanidade. É através desses pensamentos que é possível responder a pergunta: Porque estudar história? Para que serve a história? É a pergunta frequentemente feita por alunos, professores e pessoas que se interessam em estudar história, as informações que temos hoje sobre o passado são preciosas para nós, pois nos ajuda a compreender o presente e especular sobre o futuro, para compreender o que se tem, é preciso pensar em perder.
   É sabido que a história é dividida em Idade Antiga, Média, Moderna e Contemporânea, isso sem citar a pré-história que antecede a Idade Antiga. Por meio disso podemos perceber que em cada época a humanidade foi evoluindo, foi adquirindo sabedoria, e foi se aproximando do que é hoje, assim nota-se que a cada dia a humanidade evolui mais pois o mundo não estagnou-se, o que temos hoje de tecnologia, conhecimento e cultura é fruto do passado. Talvez daqui a alguns anos a nova geração que surgirá será muito mais evoluída do que agora, e terão interesse em conhecer a passado, e a nossa vida fará parte dessa história.
     Diante disso a nova pergunta que surge é: Porque não estudar história? Quem não tem passado, não tem história e quem não tem história não tem passado, e quando não temos a ambos, de nada sabemos sobre nós, não temos nada.
     A história do passado além de pertencer a todo mundo, pertence principalmente aqueles que ousaram, que criaram, que tiveram coragem, que fizeram algo incrível e assim entraram na história. O que seria do antigo Brasil colônia de Portugal se D. Pedro I não tivesse coragem de libertar o Brasil e finalmente declarar: Independência ou Morte! O que seria da corte Portuguesa se em 1808 o Príncipe Regente não ousasse fugir para o Brasil? Portanto agora convido todos a embarcar nessa história, não seja apenas a plateia de si mesmo, seja o protagonista de sua própria história, ouse, dê a cara à tapa, lembre-se daqueles que deram o suor e o sangue por uma revolução e evolução da humanidade, e faça valer tudo isso, escreva um livro, faça um descoberta história, lute com garra para o bem de algo, e depois conte sua própria história.


                                                   Victória Maria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário